Uncategorized

WTM: Governo de SP lança roteiros de afroturismo





O objetivo da publicação é promover atrativos que reforcem a diversidade cultural de um estado que se torna cada vez mais inclusivo



No último ano, a WTM atraiu mais de 27 mil visitantes e 620 expositores de 40 países

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou na terça-feira (16), na WTM Latin America 2024, uma publicação especial com os 10 principais roteiros e atrativos paulistas ligados à cultura afro-brasileira, incluindo municípios do interior, como Taubaté, Eldorado, Salto de Pirapora e Campinas, e do litoral, como Santos e Ubatuba; além da capital paulista.

O Afroturismo SP tem por objetivo promover a inclusão e o reconhecimento étnico-cultural do estado de São Paulo, além de impulsionar o turismo e a economia regional de comunidades, valorizando e preservando o legado cultural afro-brasileiro. A Setur-SP mantém um grupo de trabalho sobre o tema e, por meio de parcerias, vai capacitar profissionais que atuam em restaurantes, meios de hospedagem e agências de viagens para trabalharem melhor com o público negro.

Os roteiros de afroturismo apresentam ao leitor quilombos históricos como o da Fazenda, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, com atrações como oficinas de artesanato e gastronomia típica; e o do Cafundó, em Salto do Pirapora, onde é possível ter contato com uma língua ancestral africana e percorrer um itinerário cultural montado pela própria comunidade, que resiste e preserva costumes típicos africanos há mais de 150 anos. O espaço ainda conta com círculos de dança e cantoria conhecidos como rodas de Jongo, em que um casal interpreta os desafios da população negra no Brasil a partir da fala de quilombolas.

O material também conta com roteiros e espaços histórico-culturais em cidades como São Paulo, nos baixos do Bixiga e Liberdade; em Campinas; Santos e Taubaté. Apresenta rotas com experiências em periferias, como no Grajaú, extremo sul da capital paulista. “Ao valorizar a cultura afro-brasileira, resgatamos a história e celebramos a riqueza cultural do nosso Estado, além de abrirmos espaço para a inclusão social e econômica das comunidades locais, fortalecendo a atividade turística estadual”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de São Paulo.

São Paulo é um estado multicultural que tem na comunidade negra um patrimônio fundamental para a construção da identidade do estado. Dados do IBGE revelam que 41% da população paulista é negra. Em formato impresso e digital, os roteiros de afroturismo são uma iniciativa colaborativa entre a Setur-SP, a Fundação Instituto de Terras (ITESP), a Secretaria da Justiça e Cidadania, gestores públicos e privados, associações e institutos voltados para a valorização da memória e do patrimônio cultural negro.

Além do lançamento do Afroturismo SP, a secretaria traz mais duas novidades: um guia de turismo de raízes voltado a cultura italiana e uma assistente virtual para o turismo. No último ano, a WTM atraiu mais de 27 mil visitantes e 620 expositores de 40 países.

A Setur-SP está presente na WTM com um estande de mais de 204 m², onde acontecem aulas de gastronomia com chefs de cozinha do Sabor de SP, programa de valorização da gastronomia promovido pela pasta, apresentações musicais, experiências de realidade aumentada, além da promoção de 25 regiões turísticas, parques estaduais e trens turísticos do estado. Acesse a publicação aqui.

Conheça os 10 roteiros da publicação:
1) Quilombo da Fazenda – Ubatuba
2) Quilombo Cafundó – Salto de Pirapora
3) Quilombo Ivaporunduva – Eldorado
4) Rota da Liberdade – Taubaté
5) Caminhada Quilombos Históricos de Santos e Caminhada do Engenho – Santos
6) Caminhada São Paulo Negra -São Paulo
7) Visão Periférica: Uma Experiência Cultural no Grajaú – São Paulo
8) Negros do Bixiga – São Paulo
9) Casa de Cultura Fazenda Roseira – Campinas
10) Museu Afro Brasil Emanoel Araújo – São Paulo

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *