Uncategorized

Agência Minas Gerais | Servidores do Governo de Minas contam com atendimento qualificado de saúde ocupacional

O Abril Verde é um mês dedicado à conscientização de saúde e segurança no trabalho, e a Diretoria de Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) demonstra, com o resultado do seu trabalho, a satisfação dos servidores do Governo de Minas atendidos nas ações de saúde ocupacional realizadas pela pasta, como adequação de mobiliário de trabalho, aula de pilates, ginástica laboral, escola de postura, entre outras.

As ações estão disponíveis para quem trabalha presencial e também para os servidores que estão em regime de teletrabalho.

Uma pesquisa sobre os atendimentos feitos em 2023 apontou que 95,5% dos servidores relataram melhora do conforto durante o trabalho após a adequação de mobiliário, que consiste na adaptação dos móveis dos servidores de forma a evitar incômodos, dores e possíveis lesões no corpo.

Seplag-MG / Divulgação

O levantamento aponta ainda que 99,7% dos servidores recomendariam a intervenção. Somente no último ano, foram realizados 746 atendimentos deste serviço.

Segundo a diretora Central de Saúde Ocupacional da Seplag-MG, Marcela Mattar, o tema saúde e segurança no trabalho é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida dos servidores do Estado.

“É com muita satisfação que vemos que cada vez mais servidores estão participando das atividades propostas. Neste ano, já observamos um aumento expressivo nas inscrições para as nossas ações e isso nos mostra que estamos cumprindo com nossos objetivos de promoção de saúde, prevenção de doenças e foco na satisfação do usuário como objetivo principal”, destaca Marcela Mattar.

Alívio

A servidora da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Vilma da Silva, participa do Pilates Solo há cinco anos. Ela procurou o serviço por ter um leve desvio na coluna e sofrer com algumas dores.

“Os exercícios fortalecem muito meu corpo e as aulas me trouxeram um alívio. Desde quando comecei até hoje, eu não sinto mais dores na lombar, que foi um dos motivos pelo qual eu procurei o programa. Na minha condição, a atividade é excelente eu pretendo não parar de fazer, porque está sendo muito bom” afirma Vilma.

As ações estão disponíveis para todos os servidores públicos estaduais, independente do órgão ou entidade de exercício, do regime de prestação de serviços (presencial ou teletrabalho) e da cidade de lotação. 

Para mais informações sobre os atendimentos e como solicitar, é só acessar o Portal do Servidor, ir no menu Minha Saúde e depois selecionar Saúde Ocupacional.

(Seplag-MG / Divulgação)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *