Uncategorized

Agência Minas Gerais | Governo de Minas entrega mais de 20 novas viaturas para reforçar fiscalização do meio ambiente no estado

A proteção ao meio ambiente  no estado ganhou reforço: o Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entregou 20 novas viaturas para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e dois veículos para a Polícia Militar de Meio Ambiente, nesta terça-feira (16/4). 

A entrega dos veículos foi feita no Parque Estadual Serra Verde, unidade de conservação do Estado em Belo Horizonte. 

Na solenidade, o governador Romeu Zema destacou a importância da entrega de veículos e equipamentos para melhorar o trabalho dos servidores e combater os crimes ambientais no estado. 

“Essa entrega aqui é extremamente importante, relevante. Melhora a qualidade e contribui para a renovação da nossa frota. Isso também tem ocorrido na Polícia Militar, na Polícia Civil, dando melhores condições de trabalho para quem depende de fazer essas diligências estarem em campo”, destacou o governador.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, aproveitou a ocasião para reforçar que, nos últimos anos, o Governo de Minas vem promovendo investimentos significativos no fortalecimento da fiscalização ambiental no estado, pilar fundamental para alcançar a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental em Minas Gerais.

“Esta era uma demanda da nossa equipe desde 2012. Os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) do descomissionamento de barragens nos permitiram dar essa condição de trabalho, condições simples, mas fundamentais para executar as atividades de fiscalização em campo. Isso garante uma melhor prestação de serviço público para a sociedade”, completou a secretária. 

Também destacou o papel dos veículos para combater a prática de crimes ambientais no estado o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior.

“Nós sabemos a importância da fiscalização. Infelizmente, ainda tem quem teime em agredir o meio ambiente. Sabemos da importância dos nossos olhos, nossas mãos lá na ponta, tendo condições de trabalho. Os veículos servem para isso, eles vão dar ao Estado condições para chegar lá na ponta, lá no desmatamento, na construção irregular, na caça ilegal”, ressaltou o procurador-geral de Minas.

Melhorias

Os recursos de R$ 4,9 milhões são provenientes de Termo de Compromisso celebrado entre o MPMG e a mineradora Vale, relacionado ao descomissionamento de barragens de mineração. 

Essa será a primeira vez que as equipes da fiscalização ambiental terão uma frota de veículos exclusiva, caracterizada e equipada.

Na rotina do trabalho dos fiscais do meio ambiente no estado é feito, por exemplo, o combate a ações como desmatamento ilegal, tráfico de animais silvestres, poluição, uso irregular de recursos hídricos, entre outras ações que desafiam as normas ambientais e o equilíbrio ecológico.

As viaturas destinadas à Polícia Militar de Meio Ambiente vão para o Comando do Batalhão da PM de Meio Ambiente e para Janaúba, destinos em que reforçarão o combate à mineração ilegal e desmatamento no Norte de Minas.

O investimento faz parte de projeto da Semad de fortalecimento e modernização das atividades de fiscalização. Já foram adquiridos drones e uniformes para as equipes, e está em fase final a construção da sala de inteligência e da sala de situação de combate ao desmatamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *