Orquestra Sinfônica de Sorocaba faz concertos para celebrar o mês da Consciência Negra – Agência de Notícias
13 de novembro de 2025
14:04
Por: Evelyn Azevedo
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) apresentará, nesta sexta-feira (14), às 20h, e domingo (16), às 19h, o concerto “O Som do Silêncio”, em celebração ao Mês da Consciência Negra, na Sala Fundec. As apresentações contam com a regência do maestro e diretor artístico Eduardo Pereira, com participação especial do clarinetista Bruno Ghirardi como solista.
O repertório da noite inclui “1835 – A Revolta dos Malês”, de Gilson Santos, obra que revisita momentos históricos do Brasil; “Reisado do Pastoreio, Suíte Sinfônica”, de Oscar Lorenzo Fernández, destacando ritmos e folclore latino-americano; e “Concerto nº 1 para clarinete e orquestra”, de Carl Maria von Weber, obra do repertório romântico que exige extremo virtuosismo, expressividade e controle técnico do solista.
Os concertos fazem parte da programação especial que celebra o aniversário de 33 anos da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e integram a série “William Fabri”, da temporada de 2025, em homenagem ao violista que atuou na orquestra e é considerado um dos pilares fundamentais para sua história. William foi um dos fundadores da Sinfônica de Sorocaba, em 1949, e permaneceu atuante por mais de cinco décadas, dedicando sua vida à consolidação da orquestra na cidade, tanto como músico quanto como articulador cultural e político.
Clarinetista e pesquisador de performance musical, Bruno Ghiardi também atua como solista, músico de orquestra e de grupos de música de câmara no Brasil e exterior. Atualmente, é chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Sorocaba, além de ministrar masterclasses e workshops em todo o país, acumulando diversos prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira. Formado pelo Conservatório de Tatuí (SP), Bruno concluiu o bacharelado em clarineta pela Universidade de São Paulo (USP), é pós-graduação pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com mestrado em clarineta solo na Hochschule für Musik und Tanz Köln, ambos na Alemanha, e é doutorando na USP.
Os ingressos limitados podem ser adquiridos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) na sede da Fundec, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo site: www.sympla.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99669-2817 ou pelo telefone: (15) 3233-2220.
