Uncategorized

Campo Grande participa de feira internacional e fortalece cooperação com autoridades do Paraguai – CGNotícias

A integração entre Brasil e Paraguai tem se fortalecido por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, à inovação e à sustentabilidade no agronegócio. Em um dos principais encontros regionais do setor, autoridades, empresários e representantes de instituições públicas e privadas dos dois países se reuniram para ampliar parcerias e discutir oportunidades de negócios na fronteira.

Assim, Campo Grande esteve presente durante a Ponta Agrotec 2025, realizada em Ponta Porã, que reuniu autoridades brasileiras e paraguaias, produtores, investidores, universidades, startups e o público em geral, promovendo conexões que impulsionam o agronegócio e reforçam a cooperação regional. Com o tema “Regenerar, Conectar e Evoluir”, o evento destacou a importância da sustentabilidade, da tecnologia e da integração produtiva entre os dois países.

De acordo com a diretora-executiva da feira, Adriana Mezher, a Ponta Agrotec, foi idealizada como uma parceria público-privada para transformar o município em referência em agronegócio e inovação. A programação incluiu exposição de tecnologias, painéis temáticos, maratonas de inovação e experiências práticas voltadas ao desenvolvimento do setor.

Paraguay-Brasil Summit 2025
A aproximação entre Brasil e Paraguai também foi pauta durante o Paraguay-Brasil Summit 2025, realizado durante a programação do evento. Promovido pelo Ministério de Indústria e Comércio (MIC) e pela REDIEX (Rede de Investimentos e Exportações), o encontro abordou temas como competitividade internacional, redução de custos logísticos e abertura de novos mercados.

O ministro paraguaio Javier Giménez (MIC) destacou que o agronegócio é um setor em franca expansão e um ambiente estratégico para fortalecer o networking empresarial e institucional, atraindo novos investimentos e ampliando oportunidades na região. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) representou Campo Grande nas agendas técnicas e institucionais do evento participando de reuniões com representantes do MIC e da REDIEX para discutir pautas conjuntas e novas ações voltadas à cooperação econômica e ao fortalecimento logístico no contexto do Corredor Bioceânico.

O secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, ressaltou que a participação de Campo Grande reforça o papel do município como elo logístico e produtivo fundamental no corredor que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico “As sinergias com o Paraguai se concentram especialmente na agroindústria, com destaque para as cadeias de grãos e carne bovina. Campo Grande tem um papel estratégico na logística da Rota Bioceânica, consolidando-se como centro de distribuição de cargas e impulsionando o desenvolvimento regional”.

A presença de Campo Grande em eventos internacionais reafirma o compromisso do município em promover integração internacional, inovação no agronegócio e desenvolvimento sustentável, fortalecendo a posição da capital sul-mato-grossense como protagonista no cenário econômico da região Centro-Oeste.

#ParaTodosVerem as imagens mostram parte do evento no Paraguai