Com foco na aprendizagem, Reme aplica avaliação nacional do Saeb – CGNotícias
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) estão mobilizadas para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos principais instrumentos de diagnóstico da qualidade do ensino no Brasil. As provas ocorrem entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, envolvendo alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.
Aplicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação nacional que serve como um verdadeiro termômetro da qualidade da educação básica nas redes públicas e privadas de todo o país. Seus resultados, somados às taxas de aprovação, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que orienta políticas e estratégias voltadas à melhoria da aprendizagem.
O processo de mobilização nas unidades escolares da Reme tem sido intenso, com envolvimento de diretores, coordenadores, professores, alunos e famílias. A avaliação é compreendida como uma oportunidade de reflexão sobre as práticas pedagógicas e de fortalecimento das estratégias que garantem a aprendizagem de todos.
Na Escola Municipal Coronel Antonino, a diretora-adjunta Eliane Castilho Modesto Faria destacou a relevância da participação dos alunos, especialmente os do 5º ano, que estão concluindo o ciclo do Ensino Fundamental I.
“A avaliação permite que as crianças sejam observadas nesse momento de transição antes de seguirem para o Fundamental II. A partir dos resultados de anos anteriores, implementamos o programa Aprender Mais, promovemos formações contínuas para os professores e intensificamos o acompanhamento pedagógico, sempre com foco nas habilidades e descritores exigidos pela prova”, explicou a diretora.
Como parte da preparação, a escola realizou uma série de simulados, incluindo o “Simula Saeb”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. A ação visa familiarizar os alunos com o formato da prova e o preenchimento do gabarito, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança durante a aplicação.
Outro ponto fundamental foi o envolvimento das famílias. A diretora enfatizou que a presença dos alunos é essencial para que o diagnóstico da escola reflita a realidade da aprendizagem.
“A ausência de um aluno é mais prejudicial do que ele vir e tirar uma nota baixa. O importante é participar e mostrar o que aprendeu”, afirmou Eliane, destacando o trabalho contínuo da equipe pedagógica na sensibilização dos estudantes sobre a importância do Saeb como uma avaliação de alcance nacional.
Na Escola Municipal Professora Elizabel Maria Gomes Salles, o resultado desse trabalho coletivo pôde ser visto na adesão de 100% dos alunos do período da tarde. A diretora relatou que o engajamento foi fruto de uma campanha de conscientização junto às famílias, com envio de bilhetes, mensagens e orientações sobre o papel do Saeb na melhoria da educação pública.
Além da mobilização, o uso efetivo dos dados é um aspecto central para o avanço da aprendizagem na Rede Municipal. A cada simulado, as escolas recebem da Semed uma devolutiva detalhada com o desempenho da unidade, da região e da rede como um todo.
“Esses resultados são compartilhados com os professores, que conseguem identificar as habilidades que precisam ser reforçadas. O acompanhamento é feito questão por questão e, se identificamos um ponto de dificuldade, o plano de ação é direcionado para fortalecer esse conteúdo”, explicou a diretora Aparecida Vanessa.
Entre os eixos priorizados estão a fluência leitora e a interpretação de enunciados, habilidades essenciais que, segundo a equipe pedagógica, merecem atenção redobrada, especialmente após os desafios enfrentados no período da pandemia.
No 9º ano, os alunos da E.M. Professora Elizabel Maria Gomes Salles também participaram da avaliação. A professora de Língua Portuguesa, Elizabeth Cristina Bernal, comentou sobre a expectativa e o comprometimento dos alunos.
“Eles sempre querem saber como é a prova, o número de questões, se as perguntas são difíceis. Apesar da ansiedade, já estão bastante acostumados com o formato, porque realizamos simulados e avaliações regulares ao longo do ano. Tudo isso ajuda muito no desempenho final”, destacou.
Para o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o Saeb representa um momento estratégico de reflexão e consolidação das políticas públicas educacionais.
“A avaliação é uma ferramenta que vai muito além dos números. Ela nos permite compreender onde estamos e quais caminhos precisamos seguir para garantir o avanço da aprendizagem. A mobilização das escolas da Reme mostra o comprometimento da nossa rede com uma educação de qualidade, que forma cidadãos preparados e conscientes de seu papel na sociedade”, afirmou o secretário.
Com o trabalho articulado entre escolas, famílias e a Secretaria Municipal de Educação, Campo Grande reforça seu compromisso com a aprendizagem e o fortalecimento da rede pública, garantindo que cada aluno tenha oportunidades reais de desenvolvimento e sucesso escolar.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra alunos da Reme, e as internas mostram alunos da segunda série e professoras durante a entrevista.
