Uncategorized

Prefeitura realiza espetáculo ‘O Reino das Águas – Fundo do Mar’ com alunos de Oficina Pública – CGNotícias

Campo Grande viveu uma noite de encanto e emoção com o início do Festival de Ballet “O Reino das Águas – Fundo do Mar”, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). O espetáculo teve o seu lançamento nesta segunda-feira (27), apresentado no Teatro Glauce Rocha (UFMS, mostrou a beleza e a poesia da dança, reunindo famílias e celebrando o talento dos alunos do Projeto Oficina Pública de Ballet.

A abertura da noite ficou por conta do Estúdio Pantanal em Dança, que apresentou a coreografia “Dom Quixote”. O público, formado por alunos da Funesp, familiares e amigos, ficou encantado com a grandiosidade do evento, muitos dos participantes estavam pela primeira vez em um teatro, admirados com o brilho das luzes, o som e o espetáculo.

O primeiro dia contou com apresentações emocionantes das alunas do Centro Olímpico da Vila Nasser e do Parque Ayrton Senna. No palco, coreografias como Águas; Fundo do Mar; Cavalos Marinhos; Estrelas do Mar; Caranguejos; Piratas; Pequena Sereia; Corais; Pérolas; Naufrágio e Apoteose, que encerrou a noite com uma verdadeira festa do fundo do mar, encantaram o auditório lotado. As coreografias foram criadas pelos coreógrafos e professores da Funesp, Diógenes Santos e Giovana Reinheimer.

O Festival de Ballet iniciou na segunda-feira (27), segue nesta terça-feira (28) e vai até esta quarta-feira (29), às 19h, apresentando o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelo Projeto Oficina Pública de Ballet da Funesp, que transforma a vida de centenas de crianças e adolescentes por meio da arte.

O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, destacou a importância do projeto. “É tudo muito emocionante. Queremos agradecer à UFMS, por proporcionar que nossos alunos tivessem a oportunidade de se apresentarem em um teatro. Também quero agradecer a todos os servidores da Funesp, que se empenharam para que esse momento pudesse acontecer. A gente acha que ballet é somente para a elite. Mas, não, a Prefeitura de Campo Grande, com carinho, força de vontade e dedicação, proporciona isso também para as nossas crianças, jovens e adolescentes, dando a oportunidade para eles apresentarem um espetáculo”, destacou.

Emoção em família

A emoção também tomou conta das famílias. Fabiana Alves Gomes, mãe da aluna Letícia, contou sobre a emoção de acompanhar o festival. “Foi lindo e importante. Foi a primeira vez que a Letícia se apresentou e foi um ano de muito aprendizado. O ballet ajudou muito na disciplina e na ansiedade da minha filha”, afirmou.

O pai, Sidnei Domingos de Arruda, completou, “Ajudou na concentração e na comunicação, foi a primeira vez que assistimos a um espetáculo. A prefeitura está de parabéns”, parabenizou.

Hanry Schmidt, que entregou flores à filha Olívia, de 4 anos, no final da apresentação, emocionou-se. “Foi maravilhoso ver o que ela aprendeu neste ano. Uma oportunidade ímpar que a Funesp proporciona”. Já Diune Schmidt, mãe da menina, destacou, “Viemos do Rio de Janeiro há nove meses e foi lindo ver a evolução dela no ballet aqui em Campo Grande”, frisou. 

A Funesp agradece o apoio do Comércio de Suco Prat’s e da Diretoria de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da UFMS, que gentilmente cedeu o Teatro Glauce Rocha, oferecendo aos alunos a experiência de se apresentarem em um palco profissional e ao público, a oportunidade de vivenciar o encanto de um espetáculo de dança.

Programação do Festival

28/10 (terça-feira), às 19h – Instituto Misericordes, Associação de Moradores do Jardim Bonança, Associação de Moradores do Coophatrabalho e CRAS Valéria Lopes da Silva

29/10 (quarta-feira), às 19h – Parque Jacques da Luz

Oficina Pública de Ballet da Funesp

Criado em 2017, o projeto tem como objetivo democratizar o acesso à dança e à formação artística, atendendo atualmente cerca de 380 alunos, com idades entre 4 e 16 anos. As oficinas são oferecidas em três núcleos e cinco subnúcleos em diferentes regiões da cidade: Centro Olímpico Vila Nasser, Parque Ayrton Senna, Parque Jacques da Luz, Instituto Misericordes, Instituto Meimei, Associação de Moradores do Jardim Bonança, Associação de Moradores do Coophatrabalho e CRAS Valéria Lopes da Silva.

As aulas são conduzidas por professores de Educação Física especialistas em dança, alguns atuando desde a criação do projeto, o que reforça o compromisso da Prefeitura de Campo Grande e da Funesp com a formação artística e a valorização da cultura na capital.

Os interessados em participar da oficina de ballet da Funesp, devem procurar o núcleo ou subnúcleo mais próximo e fazer a inscrição com o professor responsável.

#ParaTodosVerem: Alunas durante a apresentação no palco, seguidas de uma foto de todos da turma ao final do espetáculo. O diretor-presidente acompanha a apresentação, enquanto as famílias prestigiam os alunos. Em destaque, momentos da apresentação individual das alunas.