Saae/Sorocaba realiza limpeza e manutenção de córrego na Vila Barão e Jardim Aeroporto – Agência de Notícias
15 de outubro de 2025
17:01
Por: Eduardo Santinon ([email protected])
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza a limpeza e manutenção do córrego que percorre a Vila Barão (Comunidade Canta Sapo) e o Jardim Aeroporto. As intervenções são realizadas em trecho de aproximadamente 550 metros de extensão, entre a Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, atravessando a Avenida Adão Pereira de Camargo até as proximidades da Rua Isaías Francisco Cardoso.
Os serviços estão divididos em duas frentes, em que a primeira realiza a limpeza e a estabilização dos taludes do córrego, em trecho de aproximadamente 250 metros de extensão, além do transporte do material retirado do local, como entulho, lodo e outros descartes, visando à preservação desse sistema para plenas condições de funcionamento, sobretudo, nos períodos de chuva. Esses trabalhos tiveram início durante a segunda quinzena de setembro e a previsão é que sejam concluídos ainda em outubro.
Paralelamente, outra equipe de trabalhadores executa, nesta semana e em um segundo trecho, de 400 metros de extensão, a limpeza e retirada de mato e entulho acumulados no entorno do muro de contenção existente no local.
Outra intervenção será para atender demanda apresentada por munícipes durante edição do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, neste ano. Trata-se, por parte da Secretaria de Mobilidade (Semob), da instalação de gradis de proteção ao longo dos 270 metros de extensão do muro de contenção do córrego, que terá início na próxima semana.
Desde 2021, os trabalhos de estabilização de taludes nesse córrego têm sido frequentes, incluindo a limpeza e a retirada de entulho, lodo e outros descartes existentes no local. De lá para cá, também houve a colocação de 1.400 metros quadrados de grama no talude, além de 12 metros de gradil em uma das travessias de pedestres, próximo à Avenida Adão Pereira de Camargo, e a manutenção das ruas de terra nas imediações, para facilitar a mobilidade.
E, no primeiro semestre deste ano, foi concretizada a construção do muro de contenção, também conhecido como “gabião”, para conter e prevenir o deslizamento do talude do córrego em um trecho de 370 metros por, aproximadamente, cinco metros de altura. A obra foi executada tendo em vista a necessidade de recomposição das margens do córrego, permitindo mais segurança para moradores do local e prevenindo o deslizamento do talude nos períodos de fortes chuvas. Além do gabião, foi providenciada a substituição de duas passarelas de madeira no local. Elas foram reconstruídas com a utilização de quatro aduelas de concreto armado.