Uncategorized

Agência Minas Gerais | Laboratório do Hospital Governador Israel Pinheiro passará por modernização e ampliará atendimento aos beneficiários do Ipsemg

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) deu um importante passo para o fortalecimento da assistência laboratorial oferecida aos seus beneficiários.

Após a realização de pregão eletrônico e a assinatura de contrato de prestação de serviços, o laboratório do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, passará a ser gerido pela empresa Biomega Medicina Diagnóstica Ltda, especializada em serviços de apoio diagnóstico.

A iniciativa prevê a implantação de um Núcleo Técnico Hospitalar completo, dotado de infraestrutura moderna e três postos de coleta ambulatoriais — dois localizados no próprio HGIP e um no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O novo serviço contemplará todos os exames previstos na tabela de medicina laboratorial, genética, anatomia patológica e citopatologia do instituto, além de testes de painel viral, RT-PCR e testes rápidos para covid-19.

A empresa contratada será responsável pelo fornecimento de insumos e equipamentos, bem como por todas as etapas do processo, desde a coleta até a emissão dos laudos.

Atualmente, o laboratório do HGIP realiza cerca de 744 mil exames por ano. Com o novo modelo de gestão, a expectativa é ampliar a capacidade para aproximadamente 985 mil exames anuais, o que permitirá maior acesso aos beneficiários e redução da necessidade de deslocamentos para laboratórios credenciados.

Próximos passos

Neste mês, representantes da Biomega se reuniram com o diretor de Saúde do Ipsemg, Felippe Fagioli, e com gestores das Gerências Assistencial (Geas) e Administrativa (Gead) da Diretoria de Saúde (Disa), para alinhar os próximos passos da implantação e garantir que o processo transcorra com transparência, integração e eficiência.

A parceria com a Biomega terá duração inicial de 60 meses, podendo ser prorrogada por até 120 meses, e será implantada de forma gradual, em até 90 dias, conforme cronograma dividido em três etapas. As principais ações previstas incluem:

 

•          Revitalização dos espaços físicos e adequação às normas sanitárias;

•          Contratação e capacitação das equipes técnicas;

•          Instalação, validação e certificação dos equipamentos e instrumentos.


Após as adequações necessárias, o atendimento ao público está previsto para iniciar no início de 2026, consolidando mais um avanço na modernização da rede assistencial do Ipsemg.