Uncategorized

Inscrições para o programa ‘Elas Lideram’ encerram dia 15; iniciativa fortalece empreendedorismo feminino

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), segue até a próxima segunda-feira (15) com as inscrições abertas para o programa Elas Lideram, primeira iniciativa gratuita e exclusiva de mentoria em empreendedorismo feminino da Capital. Estão sendo ofertadas 30 vagas imediatas e outras 10 para a lista de espera, destinadas a mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos e residentes em João Pessoa.

As inscrições são feitas exclusivamente online pelos sites saladoempreendedorjp.com.br ou euposso.joaopessoa.pb.gov.br. Com apoio do Sebrae-PB, da Casa Empreendedora Hub e da Be.labs Aceleradora, o projeto busca fortalecer a liderança feminina, estimular a autonomia econômica e criar redes de apoio entre mulheres empreendedoras.

A fundadora e CEO da Be.labs, Marcela Fujiy, explicou os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras e a importância deste tipo de apoio. “Para as mulheres, empreender não é uma escolha romântica. Elas administram o negócio enquanto cuidam dos filhos, de um parente idoso ou até de outro trabalho para garantir o sustento. A sobrecarga emocional e a solidão na jornada empreendedora pesam. Precisamos olhar para o empreendedorismo feminino como política de geração de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento econômico”, destacou.

O programa terá duração de dois meses e vai reunir mais de 30 horas de atividades entre encontros presenciais e online, mentorias individuais, capacitações e networking. A metodologia adotada será o “Efeito Furacão”, criada pela Be.labs, que utiliza ferramentas de design thinking para desenvolver ideias de negócios liderados por mulheres.

“Elas vão passar pelas cinco etapas do Efeito Furacão, uma metodologia que criamos para que elas se vejam como empreendedoras desde o início. Em 10 módulos práticos, elas aprendem sobre propósito, estratégia, modelo de negócio, finanças, marketing digital. Além disso, passarão por sessões de mentoria e ao final vão fazer um pitch de seus negócios”, afirmou Marcela Fujiy.

Os conteúdos incluem mentalidade empreendedora, inovação, finanças, aspectos jurídicos, marketing digital, plano de negócios e técnicas de apresentação de projetos. As participantes também terão suporte para abertura de MEI, acesso ao microcrédito do ‘Eu Posso’ e apoio na criação de identidade visual para seus empreendimentos.

O ciclo formativo começa no dia 1º de outubro, com a aula magna no auditório do Sebrae-PB, e segue até 26 de novembro. No dia 19 de novembro, em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa para celebrar a data. O encerramento das atividades está previsto para a última semana de novembro, com a realização de um workshop e a entrega de certificados.

Inscrições – Podem se inscrever mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, moradoras de João Pessoa, que já tenham um negócio, estejam desempregadas, mas com experiência empreendedora, tenham uma ideia ou estejam iniciando sua jornada no empreendedorismo. Também são elegíveis aquelas que desejam reciclar conhecimentos para fortalecer seus empreendimentos.

No ato da inscrição, é necessário preencher um formulário socioeconômico e apresentar CPF, comprovante de residência e de escolaridade. As candidatas devem ainda ter acesso à internet e a um dispositivo com câmera, além de disponibilidade para encontros presenciais e online.

A seleção será realizada em três etapas: análise das inscrições, entrevistas online até o dia 22 de setembro e divulgação da lista das selecionadas até 24 de setembro. As aprovadas terão 48 horas para confirmar a participação. Não podem concorrer servidoras da Prefeitura de João Pessoa nem funcionárias do Sebrae-PB.

Serviço: Programa Elas Lideram

Inscrições: até 15 de setembro nos sites saladoempreendedorjp.com.br e euposso.joaopessoa.pb.gov.br;

Quem pode participar: Mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, residentes em João Pessoa;

Vagas: 30 efetivas + 10 na lista de espera;

Documentos: CPF, comprovante de residência e de escolaridade;

Resultado: Até 24 de setembro nos canais oficiais da Prefeitura e parceiros;

Início das aulas: 1º de outubro, no auditório do Sebrae-PB.