Uncategorized

Primeira audiência do IFSP em Diadema reúne comunidade – IFSP

Primeiro de três encontros apresentou o Instituto e iniciou o processo de contribuições para implantação do campus no município

Auditório da Câmara Municipal de DiademaA primeira audiência pública para implantação do Campus Diadema do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) aconteceu na noite do dia 25 de agosto, na Câmara Municipal. Sob grande expectativa, a comunidade marcou presença e lotou o auditório para conhecer mais e dialogar sobre oferta de cursos, infraestrutura, e ações previstas para a chegada do Instituto ao município.

Esta primeira audiência foi o momento de apresentar o IFSP para a comunidade e as diretrizes que regem a implantação de um campus, bem como acolher às manifestações da população em relação à chegada da Instituição. “A gente sabe que o Instituto Federal é uma ferramenta fundamental para construir ciência, tecnologia e inovação e avançar com uma sociedade construída pelas mãos dos estudantes e do nosso povo”, destacou Tawan Antunes, membro da União Estadual dos Estudantes e do movimento estudantil “IF Faz Tudo”.

A indicação do município para receber um campus foi feita em 2024 como parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), integrando o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal. Desde então, o IFSP vem dialogando com entidades, associações, secretarias e arranjos produtivos e sociais da região e fazendo a prospecção de dados e indicadores para embasar a implantação.

“Temos conversado com todos os setores estratégicos da região para fazer um grande debate na construção do Campus Diadema, fazendo a melhor escolha, que trará educação de qualidade e estratégias para desenvolver a região naquilo que ela tem em sua potencialidade”, afirmou o diretor-geral de implantação do campus, Carlos Procópio.

“O Instituto Federal é de uma relevância enorme para a região, porque ele vai atender às necessidades de cada cidade, tanto aqui em Diadema, em Mauá, e também alguns polos em outras cidades”, aponta a professora da rede estadual, Anita Simão. Atualmente já existem polos de Educação a Distância do IFSP tanto em Diadema, como em Ribeirão Pires e em Rio Grande da Serra.

Os trabalhos da mesa foram presididos pelo presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Capel, e foi composta por; Adalton Masalu Osaki, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP, representando o reitor Silmário Santos; Taka Yamauchi, prefeito de Diadema; Felipe Sartori Sigollo, secretário municipal de Educação; Joel Fonseca, diretor de desenvolvimento econômico do Consórcio Intermunicipal do ABC, e Carlos Procópio, diretor-geral do campus. Também prestigiaram o evento vereadores e secretários municipais, diretores e representantes de organizações da sociedade civil. 

A próxima audiência acontece dia 15 de setembro, para discutir as possibilidades de cursos a serem ofertados, em consonância com a vocação local e regional. O terceiro encontro, em 13 de outubro, terá a apresentação dos resultados de uma consulta pública e a apresentação dos eixos e cursos selecionados.

As transmissões dos eventos e notícias relacionadas podem ser acompanhadas no site do IFSP ifsp.edu.br e nos canais oficiais do Instituto nas mídias sociais. Os documentos relacionados à implantação do Campus Diadema estão disponíveis para consulta no site do campus did.ifsp.edu.br/audiencias-publicas