Uncategorized

Prefeitura realiza ações em escolas do município e atende várias comunidades escolares – Agência de Notícias

Fotos: Carlos Sales/Secom

Atendendo a pedidos de várias escolas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e com apoio de várias outras pastas, proporcionou diferentes ações em escolas das redes públicas e privada da cidade, incluindo a visita do prefeito Rodrigo Manga, de alguns dos secretários municipais e equipe de servidores a várias unidades escolares. No início da tarde desta sexta-feira (22), a primeira ação foi na Escola Estadual Humberto de Campos, no Jd. Humberto de Campos, Zona Oeste da cidade, onde foi feita uma apresentação do Projeto “Tô de Boa… Drogas nem Pensar!”, voltada a alunos do Fundamental II. O prefeito esteve no local, acompanhado de equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Canil da Guarda, com a presença do cão-terapeuta Buddy, que interagiu com os estudantes. Além de equipe do projeto “HumanizAção”, que realiza abordagens sociais, em toda a cidade, acolhendo as demandas de pessoas em situação de rua, entre as quais os encaminhamentos de pessoas que sofrem com a dependência química para instituições conveniadas à prefeitura.

“É muito importante poder ter contato com esses adolescentes e pré-adolescentes, porque podemos posso falar sobre minha própria história, que foi de superação e de fé depois do encontro com as drogas. Mas o principal, em que a Administração Pública vem investindo bastante, é proporcionar iniciativas preventivas, como esta”, disse o prefeito.

Ao seu lado estiveram presentes os secretários da Educação, Clayton Lustosa; de Inclusão e do Transtorno do Espectro Autista, Vinícius Aith; de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia; de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa; de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini; de Habitação e Regularização Fundiária, Sergio Barreto; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maurício Campanati; de Mobilidade, Adriano Brasil; do Gabinete Central e ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; do diretor-presidente do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça, que foram recebidos pelo diretor da escola, Dorival Pinheiro Garcia, professores e alunos da escola.

Na sequência, o prefeito, acompanhado dos secretários e da equipe de servidores, seguiu para a Escola Municipal “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jardim Renascer, na Zona Norte. Todos foram convidados a conhecer de perto o projeto denominado “Prefeito por um dia”, no qual alunos de seis escolas selecionadas para o projeto piloto se candidataram a assumir o papel simbólico de “prefeito mirim” por um dia, quando acompanharão a rotina do chefe do executivo para descobrir como é ser prefeito de uma grande cidade como Sorocaba. O projeto se completa com o processo eletivo, que reproduz na lousa digital das escolas uma urna de votação oficial. Assim, os alunos escolhem seus candidatos pelo número, comparam com a foto que aparece em seguida e confirmam o voto, apertando o botão verde, do mesmo modo como acontece nas eleições.

O prefeito, mais uma vez ladeado pelos secretários e por alguns servidores, esteve presente e falou diretamente com os alunos da escola, incentivando-os a descobrirem as várias ações que dizem respeito à prática cidadã, como o exercício do voto. “Fiquei muito feliz em saber do interesse desses alunos por conhecer o processo político de representação do Poder Executivo e também realizar uma votação semelhante à que feita no processo oficial. Espero que as outras escolas também possam participar desta atividade futuramente”, comentou Rodrigo Manga.

Dali o grupo liderado pelo chefe do Executivo seguiu até o Centro de Educação Infantil (CEI) 27, na Vila Barão, Zona Norte da cidade. O objetivo foi ver de perto uma novidade construída na unidade escolar utilizando recursos do Fundo Rotativo das Escolas (FRE), uma “Casinha Caipira”, inaugurada na ocasião, com a participação de professores, alunos e gestores da Secretaria da Educação. A casinha, que foi batizada de “Rancho 27”, é uma réplica de uma casa simples com detalhes na arquitetura e no mobiliário que refletem a tradição caipira. Em proporção menor, para acomodar as crianças de forma acolhedora, possui detalhes como: fogão a lenha, bules e chaleira de ferro, os talheres e utensílios pendurados na parede, mesa forrada com toalha de chita, mesmo tecido presente nas cortinas que ornamentam as janelinhas da casa, ladeada por uma pequena horta e um redário. Assim, em cada cantinho tem um capricho que denota o cuidado e a dedicação de quem elaborou o projeto.

A diretora do CEI 27, Andréa Silva da Costa, conta como surgiu o projeto. “Fazer essa casinha era uma ideia antiga da equipe, que queria fazer uma casinha diferente para as crianças. E, nas nossas reuniões e formações essa ideia foi amadurecendo, até chegarmos à conclusão que queríamos uma casa caipira, para que as crianças tivessem contato com nossa cultura e as coisas da terra. Foi um sonho coletivo, digamos assim, que ficou ainda mais bonito do que a gente imaginou. Aqui as crianças vão brincar muito, curtir as coisas ligadas à natureza, às coisas antigas, falando também de cultura de época, pois, embora eles sejam pequenos, têm condições de entender. Com apoio também da música regional. Tenho certeza de que vão guardar este momento na memória afetiva deles”, concluiu.

Foi surpreendente ver como a escola criou essa construção tão criativa, que vai impactar na educação dessas crianças e ajudar a transmitir os valores da nossa cultura, fazendo com que elas, desde muito cedo, se orgulhem de ser sorocabanas. E foi um projeto que nasceu com os recursos do FRE, que tem se mostrado uma solução importante para nossas escolas”, ponderou o prefeito.

A última parada, nessa série de visitas com foco na educação e nos estudantes da cidade foi no Colégio Duque de Souza, localizado no Jardim dos Estados, na Zona Sul de Sorocaba, uma escola privada que reuniu nesta tarde alunos do Fundamental I.

Também neste caso, o convite para a visita partiu da escola, aqui com a proposta de celebrar o mês de aniversário da cidade. “Como o prefeito Rodrigo Manga é uma pessoa muito criativa, com uma administração voltada para a inovação e a tecnologia, os alunos, que sempre nos surpreendem, também tiveram a motivação de criar projetos inovadores que pudessem ser propostos para a Prefeitura. E quiseram apresentar essas ideias diretamente ao prefeito que, muito generoso, se dispôs a vir aqui e ouvir nossos alunos. Eles fizeram a escrita de cada projeto e também o desenho, que acabei de entregar para o secretário”, contou a professora Priscila Rondello, que organizou a apresentação junto aos alunos. O prefeito e sua equipe ouviram com atenção, interagiram perguntaram sobre alguns detalhes e agradeceram a iniciativa das crianças.

É muito bom descobrir que essas crianças já estão tendo essa preocupação com o outro e com o desenvolvimento da cidade, propondo soluções e pondo em prática seu lado cidadão”, disse o prefeito.