Uncategorized

Caminhada da Paz reúne mais de mil pessoas no Lageado e reforça importância do CEU das Artes na região – CGNotícias

A 18ª edição da Caminhada da Paz, realizada nesta quinta-feira (21) na região do Lageado, reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, entre entidades parceiras, associações de moradores, escolas municipais, ONGs, secretários da gestão municipal e servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). Promovida pela Prefeitura de Campo Grande e organizada pela SAS e pela equipe do Cras Rosa Adri, a caminhada integra o calendário oficial de aniversário da Capital desde 2007.

Neste ano, a concentração aconteceu no CEU das Artes, complexo esportivo e cultural inaugurado esta semana pela Prefeitura, que também abriga o novo prédio do Cras Rosa Adri, localizado na Rua Maria Del Horno Samper, 247, atendendo moradores do Parque do Sol, Dom Antônio e Lageado. Durante a abertura, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, reiterou a relevância do equipamento para a região e descerrou a placa de inauguração do Cras.

“Na terça-feira seguimos um protocolo do Governo Federal, parceiro nesta obra, e esperamos o evento de hoje para formalizar a entrega do Cras na presença de vocês. Precisamos ser construtores da paz, e isso é uma tarefa diária em nossas unidades, que desenvolvem atividades com nossos usuários para consolidar esse objetivo, porque a paz é uma construção coletiva”, destacou a secretária.

A prefeita Adriane Lopes enfatizou o compromisso da gestão em destravar obras paradas há anos. “Esse é o papel da gestão pública, trabalhar para entregar obras que estão transformando vidas em todas as regiões da Capital. Um espaço como este, que acolhe e oferece lazer à comunidade, contribui diretamente com a cultura de paz”, afirmou.

O coordenador do Cras Rosa Adri, Ismael de Deus Lima, também reforçou a importância da Caminhada, realizada há mais de uma década. “Nosso propósito maior é reunir vozes em prol da convivência pacífica e do respeito. A presença de todos os parceiros, todos os anos, representa esse compromisso que temos com a nossa região”, ressaltou.

História e consolidação do evento

Criada em 2005 por Cléa Lúcia Braga Larsen, a Caminhada da Paz surgiu como resposta ao alto índice de violência da época, com o objetivo de sensibilizar a população — em especial crianças, adolescentes e jovens — sobre a necessidade de transformar a cultura de violência em práticas voltadas à paz e ao respeito.

Aos 75 anos, Clea participou de mais uma edição e se emocionou com a trajetória do evento. “Fico muito feliz em ver as crianças e jovens participando todo ano, porque a mensagem precisa chegar às futuras gerações para que essa tradição não se perca”, afirmou.

Veterana da caminhada, a aposentada Ramona Benitez participou ao lado dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Aero Rancho. “É uma maravilha essa ação, principalmente para as crianças, que podem levar essa mensagem para suas famílias”, disse.

A diretora da EMEI Ayd Camargo, Maria Sirlei Lands, também destacou o impacto do novo CEU das Artes. “É uma opção maravilhosa para a juventude e para as crianças da região, que agora têm um lugar para brincar, praticar esportes e realizar atividades quando não estiverem na escola”, pontuou.

O percurso da Caminhada partiu do CEU das Artes e passou pelas ruas Cenira Soares Magalhães, Lúcia dos Santos, Evelina Selingardi Figueiredo e Maria Del Horno Samper. O evento contou ainda com a participação das bandas da Guarda Civil Metropolitana, do Instituto Mirim, da Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli e de entidades parceiras.

“Foi mais um ano em que destacamos o trabalho da SAS na promoção da cultura de paz junto à comunidade da região”, concluiu a superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Gizelli Mota.