Uncategorized

Favelas e comunidades em destaque no Rio Innovation Week – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

No último dia do Rio Innovation Week, sexta-feira (15/05), a subprefeita dos Grandes Complexos e presidente do Conselho Municipal de Favelas (Comfav), Marlí Peçanha, compartilhou com o público a sua experiência como gestora municipal. O foco de suas iniciativas é ampliar, cada vez mais, a atuação da prefeitura nas favelas e comunidades, com diálogo e participação comunitária, visando à melhoria das condições de vida nessas áreas.

Durante a sua apresentação no painel “Cidades com Alma: Cultura, Território e a Potência dos Invisíveis”, no palco Sociedade 5.0, no Armazém 3, Marlí Peçanha explicou como a inovação é utilizada nas ações de sua pasta, que promovem inclusão, dignidade e levam a uma transformação social nos territórios populares.

– A inovação está presente nas iniciativas que já realizamos e nos projetos em curso, como, por exemplo, os ecopontos com pinturas artísticas. Além da preocupação com o meio ambiente, esses espaços estão sendo preparados para que as pessoas tenham prazer de descartar seus resíduos no local correto e, principalmente, estimulá-las com as obras de arte dos capacitadíssimos garis pintores e escultores da Comlurb. Inovação é tambem trabalhar para que as pessoas vulneráveis se sintam, cada vez mais, pertencentes à cidade e que saiam da invisibilidade. Para isso, é fundamental a escuta e a troca – ressaltou Marlí.

A subprefeita dividiu o palco com Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), sua vice-presidente, Michele Beatrice, Luiz Fernando, presidente do Instituto Arquitetos da Favela, e Maurício Dutra, coordenador da instituição Redes da Maré.

Categoria:

  • 15 de agosto de 2025
  • Marcações: COMFAV Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro Conselho Municipal de Favelas Subprefeitura dos Grandes Complexos