Uncategorized

Atletas elogiam organização da 5ª edição da Maratona Internacional de João Pessoa

Mais de seis mil corredores de diversos estados brasileiros e de outros países e uma megaestrutura garantiu o conforto dos participantes da Maratona Internacional de João Pessoa, que contou com provas de 5 km e 42 km, neste domingo (3), com largada e chegada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Esta foi a 5ª edição do evento que, em 2025, foi realizado em dois dias e foi muito elogiado pelos atletas que participaram das provas.

O prefeito Cícero Lucena, que correu 5 km neste domingo, celebrou o sucesso da Maratona Internacional de João Pessoa. O gestor já havia participado do percurso de 10 km neste sábado (2), dia que também contou com a prova de 21 km. Um megaevento, segundo Cícero Lucena, que integra a programação do aniversário de 440 anos de João Pessoa, celebrado oficialmente no dia 5 de agosto. ‘A prova mais arretada do Brasil’, como é conhecida entre os corredores, mais uma vez superou todas as expectativas.

“O objetivo é consolidar ainda mais a corrida, elevando-a progressivamente ao patamar das maiores e mais prestigiadas provas do Brasil e do mundo. Um evento que vai além do percurso principal: ele se estende a outros desafios e modalidades, promovendo bem-estar, vitalidade e incentivo à superação. Estou muito feliz com o resultado da Maratona, após dois dias de intensas disputas e do trabalho conjunto de várias secretarias da Prefeitura Municipal”, destacou o prefeito.

Com mais de R$ 128 mil em premiações e o selo ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento contou com estrutura médica reforçada, apoio especializado da Medicina Extrema e uma arena interativa que ofereceu serviços, espaços de convivência, alimentação e áreas de descanso para os atletas e o público. Toda a estrutura foi pensada para proporcionar uma experiência que foi além da corrida.

Luciano José é pernambucano e correu os 42 km. Ele parabenizou a organização do evento e falou das belezas da cidade durante o percurso. “Primeiramente, agradecer a Deus por estar aqui, proporcionando esse momento maravilhoso que é participar de uma maratona. A organização para mim foi muito boa, não deixou a desejar em nada, com água para hidratação o tempo todo. E o percurso foi maravilhoso. É você aproveitar do começo ao fim, e João Pessoa é bonita demais. Eu ainda penso em vir aqui também, mas para morar”, revelou.

Maratona virou lei – Em sua 5ª edição, a Maratona Internacional de João Pessoa foi impulsionada por uma lei estadual que visa promover e incentivar a prática esportiva, com foco em corridas de rua e a inclusão de pessoas com deficiência. A Lei Ordinária nº 13.553, de 10 de janeiro de 2025, institui o Mês Estadual de Estímulo à Prática de Corridas de Rua.

“Para mim, sua relevância é inestimável, pois jamais imaginei poder estar presente neste momento. É uma prova que envolve não apenas a organização, mas toda a estrutura da administração e da gestão, incluindo todos os setores públicos envolvidos, como o Ministério Público”, afirmou o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Zezinho Botafogo.

Desafios – Uma das novidades desta edição foram os desafios combinados que ofereceram aos atletas a oportunidade de correr em dois dias diferentes. Foi o caso de Alexandro Jacinto, que encarou o desafio completo (21 km no sábado e 42 km no domingo). “Acho que Maratona é pra isso, pra gente se desafiar e tentar sempre se superar. Eu consegui cumprir meu objetivo hoje. Que venham mais!”, comemorou o corredor.

Quem também participou do desafio foi Edna de Souza, da cidade de Areia, que correu 21 km no sábado e 5 km no domingo, somando 26 km. “O pôr do sol ontem ficou a coisa mais linda do mundo e hoje foi com o nascer do sol. Eu já ia fazer 21 km, que eu já tinha feito ano passado. Este ano eu fiz ainda os 5 km para incentivar minha amiga Eveline Medeiros que está doente, mas veio correr comigo. Estou bastante feliz por ela”, afirmou com alegria.

Parceiros – A Maratona Internacional de João Pessoa foi promovida pela Secretaria de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer); com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), através da Guarda Civil Metropolitana; Secretaria de Comunicação (Secom); Meio Ambiente (Semam); além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP); Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Vencedores

5 km Elite – No feminino, a vitória ficou com Fernanda Pereira da Silva com o tempo de 18m21s. Em seguida, foi a vez de Diana Justina dos Santos cruzar a linha de chegada marcando 18m38s, seguida de Vanicleia Moura dos Santos, com 18m50s.

No masculino, o primeiro lugar ficou com Michael Gabriel da Silva Trindade com o tempo de 14m56s. Em segundo lugar ficou Rafael Almeida Silvestre marcando 15m06s. O terceiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 15m18s, foi Rafael Soares Santos.

5 km Geral – Ana Victoria Machado Lira foi a primeira a cruzar a chegada com o tempo de 20m51s. Em segundo chegou Jailsa Soares da Silva, com 21m13s, seguida de Dina Cláudia Barros Siqueira, com 21m20s.

Quem fez o melhor tempo entre os homens foi Ariel Natan de Sousa, marcando 15m38s. Em segundo lugar chegou Marcelino Jayrlon Dias Figueiredo com o tempo de 16m44s. A terceira colocação foi de Everton Bruno Santos da Silva, com 17m25s.

Maratona Elite – A grande vencedora da Maratona Internacional de João Pessoa foi Antônia Sandra Aragão Vieira que marcou 3h11m36s. Na sequência, Ruth Kiprono chegou com o tempo de 3h12m16s. Em terceiro lugar chegou Mary Emannuella da Costa Oliveira marcando 3h45m54s.

No masculino, a vitória ficou com Cícero Evandro Ferreira dos Santos que completou a prova em 2h28m45s. Pouco mais de quatro minutos após, quem cruzou a linha de chegada foi Jair José da Silva com o tempo de 2h32m55s. O terceiro lugar ficou com Isaac Kipkoech Maiyo com a marca de 2h33m09s.