Uncategorized

Secretaria de Educação realiza ações sociais no Dia Internacional de Conscientização do Autismo – CGNotícias

No Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove uma série de ações com a comunidade escolar para celebrar a data.

Um exemplo disso é o projeto de horta social, iniciado pela professora Elizângela Barbosa, com o aluno Nicolas Ruiz França, na Escola Municipal Elpídio Reis. O projeto permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades práticas e sociais, além de promover a conscientização sobre a importância da inclusão.

“Isso me trouxe alegria”, comenta Nicolas. “Já plantei tomate, alface, manjericão, cebolinha. Eu gosto de cuidar das plantas e ver elas crescerem.”

Elizângela Barbosa comenta sobre a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos com autismo. “Eles aprendem a cuidar das plantas, a trabalhar em equipe e a se comunicar de forma eficaz.”

A coordenadora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, Tânia Maria Filiú, destaca a importância da conscientização sobre o autismo. “O Dia Internacional da Conscientização do Autismo foi criado para informar a população sobre os preconceitos e a discriminação que acontecem com o transtorno. É fundamental que as pessoas entendam que o autismo é uma condição que requer compreensão e apoio.”

Tânia também ressalta a importância dos projetos como a horta para o desenvolvimento dos alunos. “Projetos como esse permitem que os alunos desenvolvam habilidades sociais e educacionais, e não é apenas para alunos autistas, é para todas as crianças. Promover a inclusão e a conscientização sobre a importância da diversidade.”

E os projetos continuam durante todo o dia. Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, a Rua Treze de Maio, em Campo Grande, recebeu uma panfletagem sobre a conscientização do autismo. A ação promove a disseminação de informações sobre a conscientização deste dia.

À tarde, haverá uma palestra sobre seletividade alimentar em autistas, no auditório do IMPCG, às 13h30. O evento é para pais, responsáveis e profissionais que atuam com alunos autistas.

O secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destaca a importância da conscientização: “É fundamental que a população campo-grandense esteja informada sobre o autismo e suas especificidades. Queremos envolver a todos sobre a importância desse assunto.”

À noite, haverá uma live com a psicóloga Angela Virgolim, especialista em superdotação e altas habilidades. A live será transmitida das 19h até às 21h, com debates e tira-dúvidas. Angela Virgolim abordará temas como a diferenciação entre autismo e superdotação. A live é uma oportunidade para que o público se informe, tire dúvidas e aprenda mais sobre o assunto. A transmissão será realizada através do canal da secretaria de Educação.