Uncategorized

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servidoras

Com 50,7% quadro funcional do Estado formado por mulheres, 442 servidoras, somado a outras 102 que atuam na sede como terceirizadas e CEI, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou  sexta-feira (28) o botão “Detran por Elas”, um canal interno de acolhimento, orientação e denúncias relacionadas à violência de gênero, além do compromisso de ações com essa temática nas 11 regionais do Estado.

A iniciativa, pioneira no Estado, envolve uma força-tarefa entre o setor psicossocial do órgão, composto por assistente social e psicóloga, e a Corregedoria de Trânsito, que conta com uma delegada e uma escrivã de polícia em seu quadro de profissionais.

A delegada Rosely Molina, referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher, explica que o “Detran por Elas” foi idealizado pela assistência social, Corregedoria e Presidência do órgão, com participação ativa das servidoras.

“Optamos por aproximar as mulheres que enfrentam violência doméstica, de gênero, institucional, assédio moral ou sexual, para que tenham um canal seguro para denunciar, receber apoio e serem encorajadas a buscar ajuda. Nosso objetivo é conectar todos os serviços do Estado de MS, proporcionando esse suporte essencial dentro do Detran, para aquelas que se sentem fragilizadas e precisam desse estímulo”, detalhou.

Molina foi a primeira Delegada da Primeira Casa da Mulher Brasileira e coordenou grandes operações relacionadas à violência doméstica. Um de seus casos mais emblemáticos foi a liberação de Cira, mulher mantida em cárcere privado pelo ex-marido durante 22 anos em Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, o Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, assinou o termo de adesão à campanha institucional “Todos por Elas”, promovida pelos poderes judiciário, executivo e legislativo, destacando a importância de implementar ações concretas para proteger as mulheres.

“O ‘Detran por Elas’ é um botão, um ícone. Ao clicar, a usuária acessa um QR Code que a direciona para o canal de atendimento do setor psicossocial. Caso necessário, receberá apoio da delegada Molina. Assim, nossas servidoras não precisarão ir até a Casa da Mulher Brasileira, pois já contarão com esse acolhimento inicial. Se houver necessidade de exames periciais, todo suporte será providenciado”, afirmou.

O “Detran por Elas” está integrado à rede interna do órgão, garantindo acesso rápido ao canal de WhatsApp do setor psicossocial, responsável por acolher as demandas e prestar a assistência necessária. Para servidoras que atuam em locais sem acesso a computadores, o QR Code e o número do canal serão divulgados por meio de cartazes nos banheiros femininos. Uma vez salvo o contato, a mulher pode acionar a equipe a qualquer momento.

Em 2024, o setor psicossocial realizou 76 atendimentos sobre o tema, apenas na sede do Detran. Desse total, oito já foram concluídos pela Corregedoria de Trânsito (Cotra), com as devidas aplicações de penalidades. Os demais, seguem em andamento. Durante sua apresentação, a delegada Molina revelou ainda, que em 2025, já houve um aumento de 30% nesses casos.

Além do botão, o “Detran por Elas” percorrerá as 11 regionais do Estado, promovendo ações que fortaleçam um ambiente mais seguro para as servidoras. O evento contou com a recepção de acolhida pelo Trio Batucanção, além da abertura pelo Coral de Mulheres da BPW Campo Grande, que interpretou o Hino do Estado de Mato Grosso do Sul e a canção “Amigos para Sempre”. O encerramento com a performance do poeta e repentista Ruberval Cunha.

Estiveram presentes os Secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; de Cidadania, Viviane Luiza; o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Dr. Lupérsio Degerone Lucio; a Presidente do Conselho de Trânsito de MS (Cetran), Regina Duarte; a Presidente da BPW Campo Grande, Ianê Milãn; o Superintendente da PRF-MS, João Paulo Bueno, entre outras autoridades.

Confira aqui, galeria de imagens do Lançamento do Detran por Elas.

Mireli Obando e Emanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran