Uncategorized

Nasce o primeiro bebê da Maternidade da Rocinha, inaugurada sábado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

É uma menina! Foi no início da tarde deste domingo (21), às 12h13, que pôde ser ouvido o choro do primeiro bebê que nasceu na Maternidade da Rocinha, localizada na zona Sul do Rio de Janeiro. Chamada Maya Serpa, com 2,9kg e 50cm, a pequena estreou em grande estilo as instalações da unidade recém-inaugurada.

A mamãe Priscilla Ferreira e o papai Gustavo Serpa receberam com muito amor a chegada da nova integrante da família. Apenas 10 minutos antes de chegar à maternidade, o desejo de Priscilla era que a filha nascesse naquele local. Mãe também do menino Gael, de 3 anos, durante a segunda gestação, ela realizou o pré-natal na unidade mais próxima da residência, a Clínica da Família Rinaldo de Lamare.

Da zona Sul à zona Norte, as maternidades da Rocinha e da Ilha do Governador, com seus respectivos funcionamentos iniciados neste mês, têm muito em comum. As duas unidades compartilham o parto inaugural com o nome Maya. Quem estava aguardando para descobrir o primeiro rostinho da Maternidade da Rocinha era a equipe médica, profissionais que celebraram o nascimento marcante da Maya.

Instalada no prédio do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, no qual a Clínica da Família Rinaldo de Lamare é situada, a unidade tem como propósito atender a demanda da população local. Ao disponibilizar um atendimento de atenção materna acessível, a nova unidade é referenciada a partos de baixa complexidade. Em números, a expectativa é de 40 partos por mês na maternidade e, havendo necessidade, casos mais complexos serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância.

A maternidade é equipada com um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.

Além de se tornar uma referência da região para receber o nascimento dos bebês, a unidade dispõe de uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, serviço presente em todas as maternidades municipais. As mamães poderão receber importantes informações sobre a hora do parto e conhecer a unidade onde darão à luz. O Programa realiza ações de orientação junto às gestantes e distribui o Enxoval Cegonha, assim como realiza incentivos ao pré-natal e transporte em ambulância para a maternidade, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio passa a oferecer 13 maternidades e uma casa de parto, após as inaugurações neste mês da Maternidade da Rocinha e do Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. As unidades somam mais de 700 leitos obstétricos e mais de 290 leitos de UI/UTI neonatal.

Categoria:

  • 21 de abril de 2024
  • Marcações: maternidade da rocinha programa cegonha carioca saúde

    9 thoughts on “Nasce o primeiro bebê da Maternidade da Rocinha, inaugurada sábado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *