NOTÍCIAS

I Feira Nordestina da Agricultura Familiar segue até domingo; Veja programação – Notícias – Cultura & Lazer – Nominuto.com

Divulgação Feira realizada pelo governo conta com a participação de 150 cooperativas e associações, além de 500 expositores.

A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária começou nesta quarta-feira (15), e segue até domingo (19) no Centro de Convenções de Natal. Nos dois primeiros dias, centenas de agricultores de todo o Nordeste lotaram os auditórios para participar das atividades, que incluíram palestras, oficinas e cursos, além de um pavilhão inteiro com estandes da agricultura familiar de todo o Nordeste. O evento tem entrada gratuita e ainda conta com extensa programação cultural todas as noites. 

São mais de 1.200 agricultores do Nordeste e 200 toneladas de alimentos, que serão comercializados até domingo, e cerca de 12 mil participantes são esperados nos cinco dias de evento. “Um dos objetivos da feira é de quebrar o paradigma de que a agricultura familiar é mera subsistência. A agricultura familiar tem um conjunto de experiências que vão além da subsistência, com acesso a mercado e produção de alimentos saudáveis”, pontua o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima.

Feira realizada pelo governo do Estado conta com a participação de 150 cooperativas e associações, além de 500 expositores. Ao todo foram investidos R$ 640 mil no evento.

A programação é extensa e inclui painéis, seminários e debates sobre agroecologia, reforma agrária, encontro de mulheres rurais, agricultura familiar e promoção à saúde, entre outros temas. No encontro de ganhadoras do “Prêmio Saberes, Sabores e Fazeres”, as mulheres e alunos de Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN) debateram a importância da gastronomia para a agricultura familiar no interior do Rio Grande do Norte e a inclusão da categoria na Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura.

Sobre a Feira 

A I FENAFES é uma co-realização entre Governo do Estado Rio Grande do Norte e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – UNICAFES, voltada ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina. A iniciativa partiu da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora Fátima Bezerra. O objetivo principal é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, principal bandeira do Consórcio.

Confira a programação da I Fenafes:

SEXTA-FEIRA (17/06)

9h às 12h – Eixo: Sistemas Agroalimentares e Alimentos Saudáveis (Painel – Agricultura familiar e Agroecologia: produzindo comida de verdade para o povo Nordestino).

14h às 16h – Atividades Paralelas

16h às 22h – Feira da Agricultura Familiar do NE

16h às 19h – Coreto Cultural (Trancelim, Zé Ribamar, Antônio Francisco e Amâncio Sobrinho)

19h às 22h – Palco (Milionários do Forró, Circuito Musical e Forró Meirão)

SÁBADO (18/06)

9h às 12h – Eixo: Acesso aos Mercados e Cooperativismo Solidário (Painel – Acesso aos mercados como instrumento de fortalecimento do cooperativismo solidário na Agricultura familiar do Nordeste);

14h às 19h – Atividades Paralelas Programação em Anexo;

16h às 22h – Feira da Agricultura Familiar do NE.

Coreto Cultural: 16h às 19h (Caroline Melo, Sula e Geovanna Costa)

Palco: 19h às 22h (Isaque Galvão, Anastácia, Marcos Lucena e Siba)

DOMINGO (19/06)

9h às 12h – Eixo: Protagonismo das Mulheres Rurais; (Painel – Soberania alimentar e nutricional, acesso a crédito e organização das mulheres rurais);

Apresentação da pesquisa do PAS/NE de acesso ao crédito rural: Fortalecimento do Protagonismo Feminino;

14h às 17h – Viva Costeira na FENAFES 12h às 17h – Feira da Agricultura Familiar do NE Estados do NE

17h – Encerramento da I FENAFES.

Fonte: nominuto.com/noticias/cultura-e-lazer/i-feira-nordestina-da-agricultura-familiar-segue-ate-domingo-veja-programacao/226875