Uncategorized

Oficina da Memória é a atividade mais procurada no Centro do Idoso, que deve criar nova turma em 2026

Estimulo as funções cognitivas como memória, atenção e raciocínio são o foco central da Oficina da Memória, atividade mais procurada pelos usuários do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), localizado no bairro do Altiplano Cabo Branco, na zona Leste da Capital paraibana. O espaço, gerido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), atende atualmente cerca de 700 idosos com idade a partir de 60 anos de idade em atividades diversas.

De acordo com a coordenadora do Centro da Pessoa Idosa, Mariângela Pontes, muitos idosos buscam fazer a Oficina da Memória. A média é de aproximadamente 65 participantes, a maioria mulheres. “Dentre as nossas atividades a Oficina da Memória é a mais procurada, seguida pela ginástica gerontológica e hidroginástica. Temos inclusive uma lista de espera. Nossa meta é criar mais uma turma em 2026”, destacou. “Os moradores de João Pessoa, quando se aposentam, sabem que a Prefeitura conta com um espaço que acolhe. Nós atendemos pessoas a partir de 60 anos e até de mais de 90 anos”.

Com atividades todas as quintas-feiras pela manhã, o hino oficial que abre a Oficina da Memória é a canção ‘Aquarela’, de Toquinho. “Em uma hora de atividades os participantes praticam exercícios que estimulam a memória, o raciocínio, a cognição e a coordenação motora. Esses exercícios têm o objetivo de estimular o idoso a ter uma vida saudável, mais ativa mentalmente, cognitivamente. Então, as atividades levam a prevenção, estimulam as funções cognitivas, como atenção, memória, raciocínio”, reforçou a coordenadora da Oficina, a psicóloga Gorete Araújo.

Ela também ressaltou a socialização promovida pela atividade como sendo muito importante para a qualidade de vida dos usuários do CRMPI. “É uma turma animada e as atividades fazem muito bem ao psicológico deles. Somos uma grande família”.

O aposentado Ronaldo José, de 77 anos, frequenta o Centro há 13 anos. Já passou por diversas oficinas e reconhece os benefícios. “Gosto de quase todas. Aqui é muito bom pra gente conhecer e reencontrar pessoas. Venho pra cá toda semana de terça a sexta-feira. A Oficina de Memória me ajuda muito a estimular minha memória, cognição e para complementar caminho duas vezes por semana no retão da Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira”.

O casal Djalma Dantas, de 72 anos, e Terezinha Dantas, de 70, é nordestino, mas constituiu família e a vida profissional em Brasília, onde fez bodas de ouro e morou por 55 anos. Há cerca de um ano os dois decidiram se aposentar e vieram morar em João Pessoa, onde já residia a filha mas, infelizmente, nesse período Terezinha foi vítima de um AVC isquêmico, que prejudicou sua memória e a fala. 

“Trabalhávamos com cosméticos, erámos ativos, mas decidimos fechar e vir morar em João Pessoa. Estamos frequentando o Centro há dois meses e a Oficina da Memória e outras atividades, como a musculação e a ginastica gerontológica, têm auxiliado muito na nossa qualidade de vida e principalmente no tratamento dela”, disse Djalma Dantas.

A professora aposentada de Desenho Técnico do IFPB, Aldaides Silva, uma mulher vaidosa e divertida, conta que as atividades na Oficina de Memória auxiliam a equilibrar sua rotina, além de fortalecer os laços de amizade gerados no CRMPI, como com a amiga Maria das Dores. As duas frequentam o espaço há mais de cinco anos.

“Porque é assim, gente idosa não pode ficar sem fazer atividade física. Percebi isso muito tempo atrás, como ‘caiu a ficha’ que aposentado não pode ficar parado”, contou. Além da Oficina da Memória ela participa das aulas de Yoga e ginástica gerontológica no CRMPI, além de musculação e de dois corais. “Eu alio as coisas todas que eu faço, por exemplo, no coro, nós cantamos decorando todas as músicas e a Oficina da Memória é muito útil pra gente. Aqui também faço aula de Yoga, que é muito boa, tanto para idoso como para quem canta, porque a gente aprende a respirar melhor”, explicou.

A amiga Maria das Dores, que também faz musculação, câmbio e participa de corais, também conta suas experiências. “No início eu dizia – ‘ah, isso é besteira, não tenho paciência pra isso não’. Não queria ser velha. Daí comecei a conversar com Gorete e ela percebeu que eu estava muito ansiosa, não conseguia parar para fazer uma atividade, não queria pensar e tudo que fazia queria logo terminar. A Oficina me ajudou a controlar essa ansiedade. Hoje aprendi a dividir o tempo pra cada coisa”. Ela pratica Yoga, musculação, dança, pilates (…). “Tudo que a academia oferece tô dando conta”, comemorou.

O espaço – O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa promove o bem-estar físico, mental e emocional dos usuários, com a missão de se consolida como um importante espaço de convivência, aprendizado e cuidado, contribuindo para que a população idosa de João Pessoa tenha mais qualidade de vida e oportunidades de interação social.

Atividades – Entre as atividades oferecidas pelo CRMPI estão: hidroginástica, alongamento, aeróbica dançante, dança, alongamento funcional, Oficina da Memória, artesanato, câmbio (jogo de vôlei adaptado para idosos), ginástica gerontológica, Reiki, Yoga, escuta individual, musculação funcional, coral e dinâmicas de grupo. Além das atividades, as equipes do Centro organizam eventos comemorativos contando com a participação ativa dos idosos.

Localização – O CRMPI é localizado na Rua Ana Guedes de Vasconcelos, 262 – Altiplano Cabo Branco. Funcionamento das 8h às 17h.