Economia criativa ganha espaço no Festival Internacional da Carne – CGNotícias
Entre os dias 19 e 21 de setembro de 2025, empreendedores de doces e queijos da economia criativa terão a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos durante a terceira edição do Festival Internacional da Carne, realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades). Além da troca de experiências, o festival é uma celebração da excelência da carne sul-mato-grossense, reunindo gastronomia, cultura, turismo e negócios em um só lugar, com entrada gratuita para toda a família.
A expectativa é de geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a cadeia criativa e gastronômica local. O público poderá conhecer e saborear produtos de expositores de carne, bebidas, sobremesas, artesanato e equipamentos.
O festival também contará com palestras, shows musicais e atividades para todas as idades, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro entre cultura, entretenimento e o que há de melhor na gastronomia sul-mato-grossense.
A produtora rural Eloisa Aparecida da Costa Agostini, de 61 anos, expositora do Apiário Morada do Sol, destacou a importância de participar do festival “É muito bom, porque é um meio de a gente mostrar o nosso trabalho e vender os produtos que temos na chácara. Essa visibilidade ajuda muito, é uma grande oportunidade. Estou me preparando para regularizar a produção e oficializar as vendas. No festival passado vendi em torno de dois a três mil reais, e espero repetir esse resultado agora”.
A artesã Gercina Cícero de Barros, de 32 anos, da Arte Criativa Artesanato, participa pela primeira vez e comemorou a chance de mostrar sua produção “Para a gente é uma oportunidade incrível, porque é uma forma de divulgar o que produzimos e aproveitar a visibilidade de um festival tão grande. A expectativa de vendas é alta e acreditamos que será muito bom. Esses eventos abrem portas e já tivemos bastante contato por Instagram e WhatsApp, então para nós está sendo ótimo”.
O secretário da Semades, Ademar Silva Junior, destacou a relevância do evento para o município “O Festival Internacional da Carne vai muito além da gastronomia. É uma vitrine para a inovação, para o fortalecimento da economia criativa e para a valorização da produção local. A Prefeitura tem trabalhado para abrir cada vez mais espaços de visibilidade e oportunidades, fortalecendo o turismo, os pequenos negócios e a geração de renda para nossa população”.
#ParaTodosVerem: A primeira imagem mostra os produtos expostos para comercialização, organizados em uma mesa de feira. A segunda imagem retrata uma produtora rural sorridente atrás de sua banca, oferecendo potes de mel. A terceira imagem apresenta artesãs expondo peças artesanais, dispostas de forma organizada para o público visitante.