Prefeitura de Sorocaba lança Projeto Samuzinho para orientar crianças em primeiros socorros – Agência de Notícias
20 de agosto de 2025
17:45
Por: Secom
Fotos: Sedu/Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), iniciou nesta quarta-feira (20) o Projeto “Samuzinho”, na E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”, localizada na Rua João Granado, 45, no bairro Cajuru do Sul.
Seguindo o que preconiza a Lei nº 12.889/2023, de autoria do vereador Caio Oliveira, e graças ao investimento de R$ 100 mil em emendas parlamentares, Sorocaba passa a contar, pela primeira vez, com essa iniciativa inovadora de educação em saúde e cidadania.
O principal objetivo do projeto Samuzinho é introduzir os estudantes em noções essenciais de primeiros socorros, mostrando como proceder em situações de emergência, quando acionar o SAMU 192 e quais informações repassar ao atendente. Também faz parte das atividades a conscientização sobre os prejuízos causados pelos trotes, que podem atrasar atendimentos e até comprometer vidas.
De forma lúdica e interativa, o conteúdo abordou, ainda, situações do cotidiano, como acidentes domésticos e queimaduras, reforçando medidas de prevenção e orientando sobre cuidados básicos.
A secretária da Educação em substituição, Aliane Mendes, participou da ação junto aos alunos e ressaltou a importância do projeto. “É uma iniciativa relevante, que leva aos nossos alunos informações importantes não apenas para somarem aos seus conhecimentos, mas também para torná-los mais conscientes e autônomos em relação a cuidados básicos de saúde”, destacou.
Para o chefe da Seção de Apoio aos Programas de Saúde Escolar, da Sedu, Weslley Cardoso Lovantino, o projeto representa um grande avanço para a rede municipal: “O Samuzinho une saúde e educação em um trabalho de formação cidadã. Ao aprender noções de primeiros socorros, as crianças não apenas se tornam mais preparadas para agir em situações de emergência, mas também multiplicam esse conhecimento em casa, junto às suas famílias e à comunidade.”
Segundo a secretária da Saúde, Dra. Priscila Feliciano, o projeto é fundamental na multiplicação de conhecimento. “Cada criança poderá levar essas dicas e informações para seus amigos e familiares e propagar benefícios que reverberarão em toda cidade”, destacou.
A coordenadora médica do Samu Dra. Renata Verlangieri enalteceu o trabalho da missão educativa nessas atividades. “Esse é um trabalho que vai além dos serviços de urgência e emergência e aproxima o Samu das escolas. Ao saber como orientar, em quais situações ligar para o Samu e evitar trotes, tudo isso contribui para conscientização de uma população, mais informada e segura e que pode fazer uso correto do serviço”, disse.
Com essa iniciativa, Sorocaba dá início a uma nova etapa na promoção da saúde escolar, reforçando o compromisso da Administração Municipal com a educação preventiva, a valorização da vida e a construção de uma cidade mais segura e consciente.