Uncategorized

Gestores do IFSP se reúnem com representantes do movimento “IF Faz Tudo” e da União Nacional dos Estudantes  – IFSP

Bianca Borges, aluna do IFSP, foi eleita presidenta da UNE 

Da esquerda para a direita: Gabriel, Bianca, Peter, Silmário, Juliana, Vitor e Laís.A estudante Bianca Borges dos Santos, do curso de Letras (Português) do Campus São Paulo, foi eleita presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) para o biênio 2025–2027. Bianca é a primeira aluna do IFSP e de um Instituto Federal a assumir a presidência da maior entidade estudantil da América Latina. 

A eleição ocorreu durante o 60º Congresso da UNE, realizado em Goiânia (GO), no último dia 20 de julho. Com uma votação expressiva, Bianca recebeu 82,6% dos votos dos delegados estudantis. 

Na tarde da última quinta-feira (31), Bianca se reuniu com o reitor do IFSP, Silmário Santos, com a pró-reitora de Ensino e Políticas Estudantis, Juliana Pimenta, e com o diretor do Campus Carapicuíba, Vitor Marçulli, ex-diretor da Daest. Também participaram representantes do movimento estudantil “IF Faz Tudo”, que teve papel fundamental na campanha de Bianca à presidência da UNE. 

Durante o encontro, Silmário destacou o orgulho da instituição. “O fato de termos nossa estudante eleita presidenta da UNE nos enche de alegria e satisfação. A União Nacional dos Estudantes tem um papel histórico, e ver uma aluna nossa à frente dessa entidade demonstra que estamos no caminho certo, especialmente no que diz respeito à formação cidadã, um dos pilares do IFSP”, afirmou o reitor.

Bianca é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e tem longa trajetória no movimento estudantil. Já presidiu a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), integrou a Organização Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae) e participou da criação de Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais dos Estudantes. 

“A soberania nacional é nossa pauta central. Não há soberania sem educação, sem valorização docente, sem permanência estudantil. Queremos garantir que nenhum estudante tenha que escolher entre estudar ou comer. As universidades e institutos devem estar a serviço do povo.” Disse Bianca, a respeito dos desafios da sua gestão na UNE.

Bianca afirma que, além das suas lutas no movimento estudantil, o fato de ser aluna do IFSP também a capacita para estar à frente da União Nacional dos Estudantes. Ser estudante do Instituto Federal de São Paulo me ampara porque é um Instituto Federal que se conecta às lutas pela educação da mesma maneira que a União Nacional dos Estudantes. Nós temos o IFSP como um aliado na luta pela retirada da educação do arcabouço fiscal pela recomposição orçamentária integral e para a gente verdadeiramente reposicionar as universidades e os institutos federais no centro de um projeto de desenvolvimento soberano para o nosso país”, contou .

O movimento “IF Faz Tudo”, criado por estudantes do IFSP, ganhou dimensão nacional e tornou-se o maior movimento estudantil dos Institutos Federais. Atuante em diversas pautas educacionais, o coletivo foi peça importante na mobilização para a eleição de Bianca à UNE. 

Wesley Gabriel Moura, integrante do movimento e da UEE-SP, reforçou a importância da articulação entre estudantes e instituições. “Acreditamos em uma educação conectada aos territórios, que vá além do debate interno e proponha soluções para os problemas reais da população. O IFSP tem sido um parceiro fundamental, contribuindo com a criação de Diretórios e com a construção do movimento estudantil em nível estadual e nacional.”